Pilates, porque praticar e seus benefícios

Imagine você, com um corpo livre de tensões, sem dores e sem limitações. Na sua melhor forma física, com disposição para realizar o que gosta, como, correr no parque, sair para dançar, brincar com seus filhos ou netos, praticar esporte, se divertir na praia…, até mesmo, realizar suas tarefas diárias, sem nenhum episódio de dor, se sentindo livre para movimentar. Ao praticar o pilates, você obterá seus benefícios, e consequentemente, terá a possibilidade de tudo isso acontecer. Entenda melhor porque praticar e seus benefícios, logo abaixo.

PILATES – Exercícios inteligentes eficientes e seguros

O Método é constituído por EXERCÍCIOS INTELIGENTES, além disso, é respeitado por profissionais da área da saúde e do fitness, mundialmente. Tem como objetivo desenvolver um ótimo condicionamento do corpo, acima de tudo, por meio de um programa seguro e resultados reais. Para isso, um conjunto de princípios é integrado a prática do exercício.

Princípios Mecânicos e princípios gerais

Dentro do porque praticar e seus benefícios, é importante ressaltar os princípios.Existe os mecânicos que estão relacionados, em primeiro lugar, ao posicionamento mais adequado das partes corporais, ou seja, o posicionamento dos pés, quadril, caixa torácica, escápulas e cabeça. E em segundo lugar, ao desenviolamento equilibrado dos músculos envolvidos, com foco tanto nos músculos pequenos/posturais como nos grandes/estéticos. Com isso, une-se aos princípios gerais, que são eles, a concentração, centralização, ritmo, fluidez, precisão, e respiração, este um dos mais importantes.

Princípio da respiração, um dos mais importantes

O trabalho respiratório é necessário para que os músculos pequenos/posturais sejam trabalhados, tanto para desenvolver força quanto para se relaxarem quando houver tensão. Bem como é importante para melhorar a concentração, oxigenação do corpo, deixando o cérebro mais ativo, como também, tornar a circulação sanguínea mais eficiente.

Resultados ao praticar o Pilates respeitando seus princípios

Os resultados é de um corpo alinhado, em equilíbrio e boa forma, logo se sente revitalizado e se move com facilidade, livre de dores e tensões. Assim como a mente, torna-se mais ativa, concentrada, e tranquila.

Benefícios do método

  • Músculos tonificados s e alongados
  • Força e estabilidade de centro (força e firmeza dos abdominais, e músculos pequenos/posturais).
  • Prevenção de lesões
  • Alívio de tensões e dores nas costas
  • Melhora da postura
  • Aprimoramento da coordenação e equilíbrio
  • Aumento do condicionamento físico
  • Resultados eficazes na pós reabilitação
  • Ganho de consciência mente e corpo
  • Aumento da autoconfiança
  • Corpo harmonioso, revitaliza a beleza/estética de forma natural.

Para quem é indicado

Devido seu vasto repertório, e a grande possibilidade de adaptação dos exercícios, todos podem beneficiar do método, desde que a individualidade biológica seja respeitada. Afinal, desenvolver as capacidades motoras, como força, flexibilidade…, diminui ou eliminar as alterações posturais e os desequilíbrios musculares ( que podem apresentar desde a infância), é importante em qualquer fase da vida.

Desta forma, conclui-se que é Importante para todos, desde uma reabilitação a um atleta de elite, um atendente a um executivo, e de uma criança a um idoso.

Reeducação da postura

Vista Lateral do Corpo

A- Alinhamento ideal (um corpo alinhado, em equilíbrio).
B- Postura cifótica lordótica (alteração postural)
C- Postura com o dorso Plano (alteração postural)
D– Postura com deslocamento posterior do corpo (alteração postural)

Vista Posterior do Corpo

Normal (um corpo alinhado em equilíbrio)
Escoliose (alteração postural)

Em relação ao trabalho postural, o que se busca com a prática do pilates é identificar e trabalhar para que os corpos diminuem as alterações, com isso, cheguem ou aproximem ao máximo da postura ideal, um (corpo alinhado em equilíbrio).

Aluna Rosimeire Oliveira alcançou resultados bastante significativos na correção postural, alívio de tensões e dores no corpo.

Patologias

Em relação as patologias, diversos estudos com o Método, apresentaram bons resultados, nas lesões de coluna em geral, (hérnias, espondilolisteses…) assim como, nas lesões articulares, (joelho, quadril, ombro…) como também nas doenças musculoesqueléticas (tendinites, bursites, fascite plantar, fibromialgia…). Igualmente os próprios alunos do stúdio relatam a eficácia do método neste sentido.

Período Gestacional

A principio, no período Gestacional, a mamãe já obtém os benefícios gerais, no entanto, além destes, ela se beneficia com os específicos do período, a prática fortalece o transverso do abdome que ajuda a apoiar o bebê e a coluna, que consequentemente, junto ao fortalecimento do assoalho pélvico e a respiração correta auxilia no trabalho de parto, prevenção e alívio de dores na coluna, melhora a circulação e previne o aparecimento ou incidência de câimbras.
Logo é uma atividade ideal para a gestação e para readquirir a forma física após o parto.

Condicionamento Físico

O método também é indicado como uma ótima opção para quem não apresenta nenhuma patologia, mas quer melhorar o condicionamento físico, a performance, e definição corporal, num treino dinâmico, sem monotonia e cheio de desafios, com os exercícios mais avançados.

Homens

Embora já citado que a prática é importante para todos, o Pilates é mais praticado por mulheres. Porém felizmente isso vem mudando, é cada vez maior a presença dos homens nas aulas, que sentem os benefícios e propagam para os demais. Com isso, o ambiente é cada vez mais familiar.

Público que o Joseph Pilates atendeu no ínicío.

O Joseph Pilates lá no início, atendeu, além de soldados lesionados de guerra, grandes companhias de dança, para recuperar os bailarinos de lesões e melhorar a performance, assim o Método tem influências de movimentos principalmente do Ballet. Estes movimentos, belos, mas que exigem bastante alongamento, um corpo leve e resistente, passou a impressão que Pilates é uma atividade mais do público feminino. no entanto, o repertório de exercício é bem extenso, e a prescrição é feita de acordo com as possibilidades e necessidades do aluno. Estes exercícios mais específico, movimentos do Ballet, é prescrito para o público interessado.

Que bom que você chegou até aqui, entendeu do porque praticar e seus benefícios, agora sugiro a você ver nossas instalações e especialidades do profissional no link.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *